
Fabricante participa nesta semana do evento Connected Smart Cities em São Paulo
De hoje até quarta-feira, 05, a Furukawa marca sua presença no principal evento sobre cidades inteligentes e conectadas, em São Paulo. Sua experiência neste segmento se destaca, já que nos últimos anos vem atendendo há mais de 40 municípios, implantando suas tecnologias ópticas de última geração para modernizar o acesso aos serviços prestados aos cidadãos pelo Poder Público. Os casos mais recentes foram implantados nas cidades de Santos/SP, Guarulhos/SP, Diadema/SP, Guararema/SP, Arapongas/PR, Panambi/RS e Búzios/RJ. Outros exemplos são em Indaiatuba, São Bernardo do Campo e Amparo, em São Paulo.
“Estes projetos foram desenvolvidos para disponibilizar redes de fibras ópticas multisserviços, a fim de atender as necessidades das municipalidades e seus organismos de governo, como secretarias de saúde, hospitais/postos de saúde, escolas/bibliotecas, câmeras de vigilância, secretarias da administração pública, entre outros, que necessitam de comunicação on-line de alta capacidade para o tráfego de dados a serviço dos cidadãos”, observa Celso Motizuqui, gerente geral de Vendas de Sistemas Broadband da Furukawa.
De acordo com o especialista, o mais importante, em termos de infraestrutura física, é que as redes ópticas de transporte Furukawa já estão prontas para as demandas futuras. Elas ativam imediatamente os novos serviços requeridos, bastando a simples instalação de equipamentos nas pontas da rede.
Motizuqui revela, que o segredo do sucesso nestes projetos está no planejamento da rede e na sua capacidade de integrar os diversos organismos de governo. “Há muitos benefícios na adoção de uma infraestrutura óptica compartilhada, como por exemplo, a redução de até 60% no índice de roubo de veículos pela implantação de sistemas integrados de gestão e vigilância sobre a rede e uma redução significativa dos recursos gastos nas contas telefônicas entre os servidores/ órgãos dos municípios. “
DESAFIOS – Dos desafios para a massificação na adoção dos novos sistemas pelas cidades brasileiras, para o gerente geral de vendas Broadband da Furukawa a limitação de recursos próprios das prefeituras é um dos principais. “Neste momento, quando enfrentamos uma crise política e econômica no País, com o Governo sinalizando a redução nos investimentos da segunda fase do Programa Cidades Digitais, da Secretaria de Inclusão Digital do Ministério das Comunicações, observa-se a desaceleração. Mas há também ainda uma forte necessidade de se promover a conscientização do potencial de benefícios dos novos serviços que uma rede óptica de transporte pode levar aos municípios”, observa Motizuqui.
Para ele, ainda é preciso que se tenha um maior entendimento sobre o conceito de uma cidade inteligente, que é muito mais abrangente e que pode favorecer de modo socioeconômico e cultural toda uma população. “E o próprio Meio Ambiente, a partir da economia de recursos naturais que se pode obter. Ainda temos muitos dirigentes que se baseiam nos conceitos limitados de Cidade Digital, considerando somente o simples prover do acesso à internet pelo município aos cidadãos. Isso é ainda muito comum e precisa ser mudado”, conclui o especialista da Furukawa.
Fonte: Site Furukawa – http://www.furukawa.com.br/br/rede-furukawa/noticias/infraestrutura-furukawa-viabiliza-velocidade-e-servicos-em-mais-de-40-cidades-digitais-no-brasil-1231.html